sábado, 1 de abril de 2017

FlyLady: 31 BabySteps - Parte 2



Continuando nossa série de posts sobre o Método de Organização FlyLady, hoje trago pra vocês, os 10 primeiros BabySteps, de todos os 31 que falei no post passado (se você não leu, clique aqui). Os BabySteps, como já falado, significam "Passos de Bebê", e a ideia é que você faça um pouco cada dia e que essas atitudes diárias se tornem uma rotina.


Dia 1 - Faça sua pia brilhar!

Todos os dias antes de dormir, deixe sua pia limpa e brilhando, isso te dará uma sensação de realização, e um ânimo pra começar seu dia, ao levantar pela manhã e ver que, as coisas estão, minimamente, em ordem.

Por que é tão importante fazer a Pia Brilhar? Bem! Existem vários palpites, mas aquele mais convincente é o que diz que a Cozinha é a Alma da Casa e se começarmos a por a Cozinha em ordem pela Pia, o restante da casa caminha junto.

Dia 2 - Vista-se completamente, inclusive sapatos "de amarrar"!

Isso mesmo, se arrume, e vista-se, incluindo sapatos! Para que você dê o sinal ao seu cérebro que está pronta para o trabalho. Ponha roupas confortáveis para o trabalho de casa, penteie os cabelos, ponha um batom e vá a luta – se de repente você precisar sair ou atender a porta não haverá correria.

Dia 3 - Continue fazendo o que já fizemos!

Nesse dia, só continue fazendo o que já fizemos nos dois primeiros dias, fazer a pia brilhar, e vestir-se por completo.

Dia 4 - Vamos escrever o que já fizemos e estamos fazendo!

Sua próxima atividade é escrever esses passos em POST-ITs e colocá-los no espelho de seu banheiro ou quarto e sobre a Pia da Cozinha. Este é o começo de seu CONTROL JOURNAL (num próximo post, eu falo mais sobre ele). As pequenas notas ajudam a nos lembrar dos novos hábitos que estamos tentando estabelecer...

Dia 5 -  Escreva o que você ouve e o coloca para baixo!

Pegue uma caneta e papel e escreva os pensamentos negativos que rondam a sua cabeça e para cada palavra que a ponha para baixo, encontre uma que a faça sorrir, positiva – para neutralizar os pensamentos negativos.

Dia 6 - Cuidar dos HOTSPOTS!

A definição de HOTSPOT é aquele ponto da nossa casa em que a gente tem a mania de jogar as coisas – chaves, cartas, bolsas e até blusas – muitas vezes até perde-se objetos nesses lugares. 

Ajuste seu timer por 2 minutos e pratique eliminar as tralhas de seus HOTSPOTS. Você não tem que trabalhar até que você termine com as TRALHAS; faça apenas o que você pode em 2 minutos.

Dia 7 - Separe suas Roupas para o dia seguinte!

Antes de você ir para a cama, escolha a roupa que você usará na manhã seguinte. Você pode colocá-la em uma cadeira, em uma prateleira, em um cabide no banheiro ou em um cabide em sua porta do armário.

Dia 8 - Pegue um Fichário e coloque papel nele!

Procure um fichário velho e coloque apenas algum papel nele. Então no alto de uma página escreva a Rotina Matinal e no alto de uma outra página escreva Rotina Noturna com uma caneta.

Este é um documento que funciona; não permita que seu perfeccionismo interfira no processo. Agora você pode escrever suas rotinas em cada página.

Dia 9 - DECLUTTER: Poucos Minutos por Dia e sua Casa vai "Sorrir"!

Sua casa está cheia de CLUTTER (tralhas) de todos os tamanhos e formas? E esta é a razão que torna você sem capacidade de manter a sua casa limpa? Você tem tralhas demais? Tudo o que tem a fazer é ajustar um TIMER e investir 15 minutos por dia fazendo o DECLUTTER. Só isso! Qualquer um pode fazer alguma coisa por somente 15 minutos, mesmo que tenha que quebrar este tempo em pequenas partes de 5 minutos.

Dia 10 - Você pode fazer qualquer coisa por 15 minutos!

Esta dica é para aprender a dar-se a permissão de parar o que está fazendo quando o TIMER apitar. Você não pode reiniciar o TIMER. Não é uma corrida para terminar em 15 minutos também! O TIMER ajuda a manter-nos focalizados em que estamos fazendo. Agora ajuste seu TIMER por 15 minutos e vá recolhendo todo o tipo de lixo que você pode encontrar para jogar fora e pôr lá fora na lata do lixo.

Então, após acabar, ajuste seu TIMER por outros 15 minutos e sente-se em sua poltrona favorita e ponha seus pés acima e leia sua revista favorita até que o TIMER apite.


Então é isso, pessoal, esse foi o segundo de uma série de posts que explicarão o Método de Organização FlyLady, que eu sigo e tem dado muito certo pra mim. Espero que funcione pra vocês também! ;)

3 comentários:

  1. Anallu como eu consegui viver tanto tempo sem conhecer o seu blog? Estou aqui amando tuuuudo! Gosto da maneira clara e simples que vc escreve! Gracas a vc amanha mesmo dou inicio ao metodo FL!!!! Seu blog e viciante! Maravilhoso mesmo! Beijinhos

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    1. Muito obrigada, é muito gratificante ver que posso ajudar outras pessoas a organizarem suas vidas. E o método FL, é um super adianto!!! Obrigada pela visita, deixa o link do seu blog pra poder retribuir! Bjos!!!

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    2. Oiii de novo Anallu! O nome do meu blog é:SONHADA VIDA e o endereço é:
      www.maieleluz.blogspot.com
      Vou ficar suuuper honrada com a sua visita! Beijinhos

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