domingo, 19 de março de 2017

FlyLady: Um Método de Organização para sua Casa (e Vida!) - Parte 1



Há dois anos, sigo o método FlyLady de Organização, e tem dado muito certo pra mim. Já tentei outros métodos, mas o FlyLady foi o que mais me adaptei e achei mais simples para seguir. Trago pra vocês hoje, um resumão do método, que é como eu gostaria de ter achado na época em que eu comecei, pois teria facilitado muito, rs. Espero que gostem!


O que é FlyLady?

É um sistema americano para cuidar da casa, se organizar, controlar seu tempo e rotina. Ele é basicamente baseado no bom-humor, auto aceitação e rotinas pré-estabelecidas, que te ensinam a viver sem o perfeccionismo. Você vai conseguir, fazendo um pouco por vez (BabySteps)!


Por onde devo começar?

Você deve criar hábitos diários, e seguir os 31 BabySteps. Os hábitos diários são:

1. Faça sua pia BRILHAR

Todos os dias antes de dormir, deixe sua pia limpa e brilhando, isso te dará uma sensação de realização, e um ânimo pra começar seu dia, ao levantar pela manhã e ver que, as coisas estão, minimamente, em ordem.

2. Vista-se por completa, antes de começar o dia. Da cabeça aos pés!

Incluindo Sapatos! Para que você dê o sinal ao seu cérebro que está pronta para o trabalho. Ponha roupas confortáveis para o trabalho de casa, penteie os cabelos, ponha um batom e vá a luta – se de repente você precisar sair ou atender a porta não haverá correria.

3. Siga os "BabySteps"

Traduzindo "BabySteps" do inglês, temos literalmente, "Passos de Bebê", e é exatamente isso, um pouquinho de cada vez, evoluindo mais a cada dia. Tenha em mente que “a casa não ficou bagunçada do dia pra noite e também não vai ficar limpa e organizada do dia pra noite!”

Para aprender a seguir os Baby Steps, tem algumas dicas que podem te ajudar:

a. Estabeleça pequenas rotinas, antes de tudo: 3 coisas a serem feitas assim que acorda e mais 3 para serem feitas antes de dormir. Com o tempo você pode incluir novos hábitos nessa lista. Para ajudar, a cada mês a FlyLady sugere um novo hábito para que você inclua em sua rotina diária.

b. Consistência é a chave de tudo: no começo você pode consultar uma lista das suas rotinas, mas é importante que elas se tornem parte de você. Para isso acontecer, siga a mesma ordem, jeito de fazer e, se possível, os mesmos horários todos os dias.

c. Leve o tempo necessário e aproveite o processo: Não se pressione, não se culpe. Se esquecer um dia, faça no dia seguinte ou assim que lembrar. É a rotina que fará isso ser parte de você e uma rotina leva em média 28 dias para ser de fato estabelecida. Um passo de cada vez. BabySteps!

Num próximo post, trarei os 31 "BabySteps" pra vocês!

4. Faça seu "Declutter" diário.

"Declutter" significa "Destralhar". Então, pare o que tem a fazer por apenas 15 minutos, e destralhe! Ou seja, livre-se de tudo o que não é mais útil e de tudo aquilo que você não AMA.  Cuidado que essa prática é viciante, então coloque um cronômetro para 15 minutos e PARE quando o cronômetro chegar ao fim. Mais pra frente faço um post específico sobre como destralhar.

5. Faça pausas!

Não adianta querer passar o dia arrumando a casa sem parar, isso cansa seu corpo e também, sua mente. Por isso, faça pausas regulares, de 15 minutos, a cada 1 hora de arrumação e limpeza.


Por hoje é só pessoal, mas terão mais posts explicando o restante do método, trarei também os BabySteps na íntegra pra vocês, e falarei sobre as zonas de limpeza, que são muito úteis e interessantes. Fora todas as dicas que também darei! ;)

2 comentários:

  1. eu ainda nao conhecia seu blog ele e lindo, amei vou acompanha essa sere
    bejinhos

    sanfurttado.blogspot.com

    ResponderExcluir

© Casa (e Vida) Colorida! - 2016. Todos os direitos reservados. Criado por: Anallu Quadros.
Tecnologia do Blogger.