terça-feira, 18 de outubro de 2016

Bullet Journal - O que é e como começar a usar?

https://br.pinterest.com/
Quem me conhece sabe que sou uma pessoa quase "maniaca" por organização, rsrs. E sou fissurada por Agendas e Planners, tanto que o meu Planner 2017 já está prontinho pra ser impresso e eu mesma que criei, até porque, não dá pra pagar R$400 em um pronto. Mas ultimamente tenho lido bastante sobre Bullets Journal, e resolvi que nesse finalzinho de ano, vou testar o método. Hoje trago pra vocês, algumas informações do que é e como criar um.

https://br.pinterest.com/
O Bullet Journal, é um método de organização criado pelo designer americano Ryder Carrol, esse método se baseia, basicamente, em "Rappid Logging", que nada mais são do que anotações rápidas, e consiste em registrar o passado, organizar o presente e planejar o futuro, para isso, você pode anotar suas tarefas, compromissos, lembretes e outras anotações importantes.

https://br.pinterest.com/
Criando um bullet journal, ou "bujo", como é carinhosamente chamado, você consegue se organizar pessoal ou profissionalmente, de forma rápida, prática e totalmente customizável. Além de ser um método com diversas funções diferentes, você consegue direcionar para as suas necessidades e reunir em um só lugar, todos os aspectos do seu dia a dia.

Como iniciar no método Bullet Journal?

http://kalinkacarvalho.com.br/
Primeiramente você precisará de um caderno, oficialmente, o Bullet Journal é feito em um caderno quadriculado, que facilita as suas anotações, mas você pode usar os pontilhados e os lisos também, tipo Moleskine, além do que, eles são bem mais acessíveis que um Filofax ou Midori. Além do caderno, você poderá usar várias canetas diferentes, washtapes, adesivos, marca textos, etc, pra deixar o seu "bujo", com a sua cara.

https://br.pinterest.com/
Agora vamos ao que interessa! O Bullet Journal deve ser dividido em várias partes, são elas:

Índice / Sumário (Index) - Ele deverá ser a primeira página do seu caderno e nele deverão conter todas as páginas do seu Bullet, com seus títulos e númeração correspondentes. O ideal é que você o prrencha após a configuração das páginas restantes.

Calendário Anual (Future Log) - Com datas importantes, feriados, eventos que estão marcados com meses de antecedência.

Calendário Mensal (Monthly Calendar) - Onde você registra os acontecimentos e datas importantes do mês. Normalmente, funciona assim, você coloca numa coluna, todos os dias do mês, na coluna seguinte, a sigla do dia da semana (por exemplo, S para segunda-feira, Q para quarta-feira, etc), e na próxima coluna, coloca o acontecimento em questão.

Exemplo:
1 T  Estudar para a prova
2 Q  Casamento da Patty
3 Q  Pagar Conta de Luz
4 S  Arrumar a Cozinha
5 S  Aniversário do Rafa

Calendário Diário (Daily Calendar) - Aqui você registra as tarefas que deverão ser feitas naquele dia específico. O ideal é não planejar com muita antecedência, pois você não sabe que imprevistos poderão surgir, e pensar em cada dia na noite anterior a ele.

Além dessas partes, você pode usar sua imaginação e criar várias outras listas, como "Livros para ler", "Filmes para assistir", "Lista de Compras", etc. Só não esqueça de acrescentar ao índice, cada lista que criar.

Outras Informações Importantes:

Numeração das Páginas e Assuntos - Para que o método funcione, é fundamental que você coloque título nas páginas, e numere todo o caderno, pois só assim irá conseguir organizar seu Índice de forma clara e objetiva.

Legendas (ou Bullets) - São os ícones e legendas usados no início de cada assunto, eles são muito úteis, pois te ajudam a identificar e classificar cada item. Eles costumam ser divididas em três categorias, tarefas, eventos e anotações.

http://amandahillerman.com/
- Tarefas: São representadas por uma bolinha preta, que devem ser usadas para ações que devem ser executadas e podem ser subdivididas em tarefa concluída (), tarefa cancelada (X), tarefa adiada (>), tarefa transferida (<).

- Eventos: São representados por uma bolinha aberta (não preenchida), nelas você deve apenas colocar o evento em si, sem dar muitos detalhes sobre ele.

- Anotações: São representadas por travessões (-), e você deve usar para anotações ou lembretes de coisas importantes

Ainda há outras subdivisões chamadas "Signifiers", e você pode dividir os itens por cores também.

http://kalinkacarvalho.com.br/
Algumas dicas:

Escreva sempre à caneta.
Leve-o sempre com você.
Proteja-o e cuide muito bem dele.
Coloque os meses na lateral.
Abuse das cores pra deixá-lo bem divertido.
Crie uma página de legendas e cores.

https://br.pinterest.com/

https://br.pinterest.com/

https://br.pinterest.com/

Agora é só usar sua criatividade e colocar a mão na massa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

© Casa (e Vida) Colorida! - 2016. Todos os direitos reservados. Criado por: Anallu Quadros.
Tecnologia do Blogger.