http://www.fehfernandes.com.br/ |
Oi, pessoal. Primeiro post do ano e já venho dar algumas dicas pra organizar sua vida financeira e conseguir juntar um dinheirinho. Esse será o primeiro post de uma série de posts sobre finanças que farei, afinal, no início do ano, temos que nos planejar pro resto do ano, né...
1 - Tenha um orçamento doméstico.
Nos tempos atuais, é muito importante ter um controle de receitas e despesas é muito importante, pois só assim você poderá conquistar, a tão sonhada, estabilidade financeira. Por isso, ter um orçamento doméstico, mesmo que ele seja bem simples, é o primeiro passo para mudar sua situação financeira.
"Assim fica mais fácil tomar decisões, segurar o impulso pela compra e ainda nos ajuda a alcançar sonhos", afirma Cíntia Senna, do Dsop, site de educação financeira.
Faça uma lista com todas as suas receitas (salário líquido, 13º, PLR, etc, no caso de renda variável, faça uma média dos últimos três meses) e despesas (gastos fixos como aluguel, eduação, saúde, supermercado, gastos sazonais como impostos, material escolar, e gastos extras, como jantares, festas e lazer no geral). Dessa forma, você saberá tudo que tem pra pagar, quanto dinheiro receberá e terá para pagar as suas dívidas, e onde e como está gastando seu dinheiro.
2 - Faça uma lista de todas as suas dívidas.
É muito importante você saber o tamanho do rombo no seu orçamento. Pra isso, você deve fazer uma lista de de todas as dívidas que estão com o pagamento atrasado, começando com a dívida de menor saldo/juros e terminando com a de maior saldo/juros, cartões de crédito, contas da casa, contas médicas, prestações, carnês, cheque especial, saldo negativo no banco, etc. Para cada item da lista, coloque o valor do pagamento mensal, taxa de juros e o total devido.
Use a estratégia Bola de Neve para acabar com suas dívidas. Faça os pagamentos mínimos em todas as suas dívidas, mas faça um pagamento extra sobre aquela com o menor saldo/juros. Quando essa dívida for paga, direcione o pagamento que você estava fazendo nela para a próxima dívida na lista. Com o tempo, você vai chegar à todas as dívidas, e não só pagando juros. Quando uma dívida for paga, feche a conta associada a ela.
3 - Crie uma meta de poupança mensal.
Se você já tem esse hábito, ótimo. Senão, o início do ano é um ótimo momento pra começar. Existem duas maneiras de começar a poupar dinheiro:
Valor relativo à renda: Nesse caso, você poupará de acordo com o que ganha, por exemplo, se você estabelecer 10% da sua renda, e ganha R$3.000,00, você investirá na poupança, o valor de R$300,00 por mês. Esse modelo é bem interessante, pois se você começar a ter uma renda maior, sua aplicação na poupança também aumenta.
Valor fixo: Você estabelece um valor fixo por mês, que será aplicado a poupança.
O ideal é você "separar" o dinheiro que será aplicado logo que recebê-lo, pois assim não corre o risco de gastá-lo.
4 - Compare preços e compre somente o que você precisa.
Hoje em dia, há várias formas de comparar preços de produtos, como aplicativos, sites, etc. Então não saia comprando na primeira loja que vê pela frente, tenha paciência e pesquise, pois só assim irá encontrar o melhor custo-benefício.
Quanto a comprar somente que precisa, é uma das dicas mais difíceis, mas por outro lado, uma das mais importantes. Por exemplo, nunca vá ao supermercado com fome, faça sempre uma lista de coisas que você precisa, e foque nessas coisas, não fique passeando pelos corredores do supermercado, pois com certeza vai comprar algo que não está na sua lista. Seja objetivo!
https://www.gapyear.com/ |
5 - Seja realista ao traçar metas e objetivos.
Tenha o pé no chão! Busque algo que possa ser alcançado, pois é melhor ter um objetivo que esteja ao seu alcance, do que planejar uma meta que dificilmente irá alcançar e acabar perdendo sua motivação.
Quando começar a definir suas metas, esteja preparado para eventuais barreiras que possam dificultar o seu caminho, e não desista quando encontrar obstáculos.
Espero ter ajudado com essas dicas, e desejo que 2017 seja uma ano de muito sucesso financeiro e pessoal, para vocês!
Olha, preciso muito me organizar esse ano!
ResponderExcluirQuero sair do vermelho e essas dicas são boas!
Beijos 😘 Feliz 2017
Minhas Inspirações
Que bom que gostou, querida!
ExcluirFica de olho no blog, que esse mês, postarei várias dicas sobre finanças!
Bjão!!
Olá Anallu,
ResponderExcluirprimeira vez que venho no seu blog e já me deparo com um post desse. Ameii!
Esse ano realmente preciso me organizar tanto no dia a dia como financeiramente. Já anotei todas as dicas.
Um feliz 2017!
Oii Sara,
Um feliz ano novo para você e sua família.
Sobre o domínio o meu eu fiz pelo registro.br e nunca tive problemas.
Beijos
www.ideiasemcasa.com.br
Olá, lindona. Que bom que gostou! Aqui no blog tb tem várias dicas de organização da casa e pessoal, fica de olho!!
ExcluirBjão!
Eu fiz uma meta, mas metas que eu possa cumprir nesse ano, e sobre finanças que li aqui uma coisa é certa, comprar só se a gente precisar, ano passado eu comecei a juntar dólares em um porquinho e até mostrei em vídeo eu retirando e contando o quanto juntei nesse um ano, e se a gente organizar dá sim para juntar, quem quer algo tem que realmente começar a pensar em como fazer isso, lendo seu post, eu segui alguns antes e outros não como lista de dívidas, se eu tivesse feito as contas, dentro do meu porquinho estaria muito mais em um ano rsrs, boa dica e vou seguir direitinho dessa vez.
ResponderExcluirmagrafelizpensa.blogspot.com
Segue sim, Marcelia, que com certeza, você vai alcançar seus objetivos!!
ExcluirFica de olho no blog, que tem várias outras dicasa de finanças vindo por aí.
Bjo!
Olá Anallu, adorei suas dicas, vou tenta implementá-las, por que não tá fácil para ninguém kkkkk
ResponderExcluirhttp://missdiva.com.br/